segunda-feira, 25 de abril de 2016

MÚSICO CONGOLÊS PAPA WEMBA MORRE DURANTE UM CONCERTO EM ABIDJAN

Papa Wemba estava a atuar em Abidjan, na Costa do Marfim. Vídeos mostram-no a cair para trás sem que as bailarinas se apercebessem
Era um dos músicos africanos mais influentes: Papa Wemba, de nacionalidade congolesa, morreu aos 66 anos depois de colapsar em palco, avança a imprensa internacional.
Vídeos do concerto mostram Papa Wemba a cair para trás e ficar imóvel no chão, enquanto as bailarinas continuavam a dançar na parte da frente do palco em Abidjan, na Costa do Marfim. Só alguns segundos depois se apercebem de que o cantor, conhecido na cena da música africana desde 1969, colapsara.
papa wemba
A morte foi confirmada à emissora francesa France 24 pelo agente de Papa Wemba, cujo verdadeiro nome era Jules Shungu Webadio. Papa Wemba foi o inspirador de um movimento de culto, cujos membros seguidores, os Sapeurs, eram sobretudo jovens do sexo masculino que gastavam somas avultadas em roupas de estilistas, recorda a BBC.
Papa Wemba tinha sido condenado em França, em 2004, por auxílio à emigração ilegal, tendo passado três meses na prisão. Foi um dos nomes mais conhecidos do soukos, género musical também chamado de rumba africana, que surgiu no Congo nas décadas de 1930 e 1940 e veio a ganhar popularidade por todo o continente africano.

Sem comentários :

Enviar um comentário