segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Jorge Carlos Fonseca devolve atos legislativos que alteram estatutos de quadros privativos

O Presidente da República de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, devolveu ao governo os atos legislativos que alteram os estatutos da Polícia Judiciária, do Pessoal Oficial de Justiça da Magistratura Judicial e da Magistratura do Ministério Público e também o Estatuto do Pessoal dos Registos, Notariado e Identificação, que lhe foram submetidos para a promulgação.

De acordo com um comunicado da Presidência da República, surgiram algumas reservas depois de analisados os diplomas.

«Olhando para a nova estrutura proposta em cada um dos diplomas e para as respetivas regras de transição, não podemos deixar de questionar se, efetivamente e não obstante as diferenças salariais que se introduzem, sob a forma de uma reestruturação, não se está a pôr em causa o princípio da irreversibilidade da carreira (da categoria) e, consequentemente, a violar a tutela da confiança», realça.

Relativamente ao diploma que visa aprovar o novo Estatuto de Pessoal Oficial de Justiça, Jorge Carlos Fonseca chama também a atenção para o facto de, eventualmente, se estar a tratar de forma desigual situações que são essencialmente idênticas, violando-se, por isso, o princípio constitucional da igualdade.

José Mário Vaz reúne-se com comunidade guineense em Paris

O presidente guineense, que se encontra em Paris onde representa a Guiné-Bissau na Cimeira do Clima, esteve no passado domingo reunido com a comunidade guineense radicada na capital francesa.

José Mário Vaz, que se faz acompanhar na COP21 por uma vasta delegação, incluindo o chefe da diplomacia e o secretário de Estado do ambiente, discursou para largas centenas de cidadãos guineenses num hotel do centro de Paris.

Segundo a rádio Rfi português, o Chefe de Estado incentivou os emigrantes a apostarem na sua terra de origem e expressou-se ainda sobre a atualidade do seu país, nomeadamente sobre as acusações de corrupção que há dias proferiu contra membros do antigo governo de Domingos Simões Pereira.

sábado, 28 de novembro de 2015

Três mortos em ataque a campo da ONU

Dois soldados guineenses das Nações Unidas (ONU) e um civil foram mortos num ataque com um rocket contra um campo da Missão da ONU no Mali em Kidal, no nordeste do país. Houve ainda 14 feridos.

«O nosso campo em Kidal foi atacado ao início desta manhã por terroristas. Mataram dois capacetes azuis de nacionalidade guineense e um trabalhador civil da ONU», revelou à AFP um funcionário das Nações Unidas.

Jihadista Abdelhamid Abaaoud planeava mais atentados em Paris

A Imprensa francesa tem divulgado esta sexta-feira mais informações sobre o processo de Abdelhamid Abaaoud, que foi abatido pela polícia num apartamento em Saint-Dennis.

Abaaoud, considerado o «cérebro» dos atentados em Paris, que causaram a morte a 130 pessoas, terá manifestado a intenção de atacar zonas próximas a bairros judeus, na capital francesa, o La Defense, coração financeiro da cidade parisiense, bem como condicionar e perturbar o sistema de tráfego e atacar algumas escolas.

De referir ainda que o suspeito tinha entrado, em setembro, na Europa como refugiado, aproveitando a confusão da chegada de refugiados pelo Mediterrâneo. Além disso, os documentos revelam que Abaaoud estava a viver em Paris há dois meses sem que as forças de segurança tivessem detetado a sua presença.

sexta-feira, 27 de novembro de 2015

O Presidente da Repiblica da Guiné-Bissau Deixou País esta Madrugada Rumo a Paris


Sua Excelência o Senhor Presidente da Republica, Dr. José Mário Vaz, deixou Bissau esta madrugada, com destino a França e a Africa de Sul. Na França, o Presidente, participara na 21ª Conferencia das partes da Convenção Climáticas que decorre entre os dias 30 de Novembro e 11 de Dezembro.
Em Joanesburgo, Senhor Presidente da Republica participa na Cimeira sobre a cooperação sino-Africana, agendada para dia 3 a 5 de Dezembro.


Bamako: pelo menos três mortos e 80 reféns libertados

Forças de segurança malianas entraram no hotel Radisson, em Bamako, onde dois homens fizeram esta manhã 170 reféns num ataque com armas automáticas.


Forças de segurança malianas entraram no hotel Radisson, em Bamako, onde dois homens fizeram esta manhã 170 reféns num ataque com armas automáticas. De acordo com a BBC, haverá já três mortos e 80 reféns libertados.

O Radisson é muito utilizado por trabalhadores estrangeiros no país, sabendo-se que hospedados estavam sete chineses, seis funcionários da Turkish Airlines – três deles libertados -, e o cantor guineense Sekouba Bambino, também libertado. O canal britânico refere que os homens armados dão prioridade de saída a reféns que saibam citar o Corão

O primeiro-ministro, de Cabo Verde José Maria Neves, acaba de efectuar uma “pequena mexida” no elenco governamental, provocada pela exoneração da ministra das Infra-estruturas e Economia Marítima, Sara Lopes.

O primeiro-ministro, José Maria Neves, acaba de efectuar uma “pequena mexida” no elenco governamental, provocada pela exoneração da ministra das Infra-estruturas e Economia Marítima, Sara Lopes.
A informação foi confirmada à Rádio de Cabo Verde pelo chefe do executivo que invoca “motivos pessoais” para justificar a saída de Sara Lopes do Governo.
Tendo em conta o aproximar da data das eleições legislativas, o primeiro-ministro decidiu assumir essa pasta. José Maria Neves será coadjuvado por Maria de Jesus Mascarenhas, que deixa o cargo de secretaria de Estado dos Negócios Estrangeiros para ser nomeada ministra-adjunta das Infraestruturas e Economia Marítima.

Empresa nigeriana associa-se à PetroGuin para iniciar prospeção de petróleo

A empresa nigeriana Portplus assinou dois contratos com a petrolífera guineense (PetroGuin) «para juntas iniciarem a prospeção de petróleo nos mares do país», informou, em comunicado, a empresa estatal.

«A Petroguin e a Portplus celebraram dois contratos de associação para a prospeção de hidrocarbonetos, com a finalidade de pesquisar, eventualmente desenvolver e explorar os recursos naturais petrolíferos nos Blocos 5C e 6C», pode ainda ler-se no comunicado da PetroGuin.

Sindicato dos Correios ameaça com paralisação até final de dezembro

A distribuição de correio na Guiné-Bissau poderá ser interrompida, uma vez que o Sindicato dos Correios ameaça com uma greve até final de dezembro.

Tefna Tambá, presidente do Sindicato de Base dos Correios, explicou que os trabalhadores reclamam diversos meses de salários em atraso e que o governo se comprometeu em regularizar a situação a breve prazo, o que, até à data, ainda não aconteceu.

Alto-Comissário para o Ébola da Guiné-Bissau visitou INEM (Portugal)

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) de Portugal recebeu, na passada terça-feira, a visita de Aly Hijazi, Alto-Comissário para o Ébola da Guiné-Bissau. 

Várias instituições de Portugal estão envolvidas na Missão Portuguesa no combate à infeção pelo vírus ébola no país, onde se integra o INEM. 
Aly Hijazi disse que «é nas situações difíceis que se conhecem os amigos e, neste caso, Portugal foi grande amigo da Guiné-Bissau». 

A Missão Portuguesa no combate à infeção pelo vírus ébola na Guiné-Bissau termina a 18 de dezembro.

segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Intensos ataques aéreos atingem posições do grupo Estado Islâmico no leste -- ONG

Cerca de 50 ataques aéreos atingiram hoje a província oriental síria de Deir Ezzor, onde o grupo Estado Islâmico (EI) está ativo, afirmou o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH) que se referiu a uma intensidade inédita.


Os ataques, "possivelmente russos", provocaram pelo menos oito mortos, assinalou a ONG sediada no Reino Unido e que possui uma vasta rede de fontes através da Síria.

"Foi a primeira vez que Deir Ezzor foi visada por ataques desta intensidade", indica o OSDH, precisando que dezenas de camiões-cisternas foram destruídos.
A coligação internacional anti-EI liderada pelos Estados Unidos referiu-se esta semana à destruição nos seus ataques aéreos de 116 camiões-cisternas utilizados pelo EI para o transporte de combustível. Os responsáveis desta coligação anunciaram recentemente que iriam privilegiar os ataques às "fontes de rendimento" do EI, que controla a maioria dos campos petrolíferos da Síria, em particular na província de Deir Ezzor.
Segundo um estudo publicado em outubro pelo diário Financial Times, o contrabando de petróleo garantirá a EI mais de mil milhões de euros diários, e quando o preço médio está fixado a 45 dólares o barril.
Para além da coligação internacional, envolvida na Síria desde há um ano, a Rússia começou a intervir setembro neste país em guerra, onde conduz uma campanha aérea contra grupos que combatem o regime do Presidente Bashar al-Assad, e em que se inclui o EI.
O ministro da Defesa russo, Serguei Choigou, anunciou hoje em declarações às televisões do país que a marinha russa no Mar Cáspio lançou "mísseis de cruzeiro sobre Deir Ezzor matando mais de 600 militantes islamitas", mas sem precisar a data.
A província de Deir Ezzor está em grande parte na posse do EI -- a outra parte é controlada pelo regime --, que desde há um ano tenta conquistar o aeroporto e a totalidade da capital, com o mesmo nome.
Ainda segundo a OSDH, membros do EI conseguiram hoje penetrar no aeroporto, enquanto os combates se intensificavam no exterior do edifício, com um balanço de pelo menos 30 mortos, incluindo 22 'jihadistas'.

Guiné-Bissau quer conhecer experiência do arquipélago em matéria de governação eletrónica

A secretária de Estado da Administração Pública, do Território e Poder Local da Guiné-Bissau, Ester Fernandes, está em Cabo Verde numa missão que visa conhecer a experiência do arquipélago em matéria de governação eletrónica e no domínio da administração pública. 

Em declarações aos jornalistas, Ester Fernandes disse que, no cumprimento do programa do governo guineense, pretende-se descentralizar algumas regiões e localidades e, nesse sentido, há muito interesse em conhecer a experiência de Cabo Verde em matéria do poder local.

Executivo guineense vai receber 30 milhões de dólares do Banco Africano de Desenvolvimento

O Governo guineense assinou três acordos com o Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), uma parceria que, segundo o Ministro da Economia e Finanças, Geraldo Martins, permitirá à Guiné-Bissau melhorar o seu desempenho na gestão das finanças públicas, nos mecanismos de controlo das finanças e no combate à corrupção. 

Além disso, esta ajuda contribuirá na reabilitação das estruturas e distribuição da rede elétrica em Bissau, capital do país, noticia o portal Bissau Digital.

A parceria permite ao governo encaixar qualquer coisa como 30 milhões de dólares (€28,9 milhões).

«Estes projetos vêm testemunhar a confiança que o BAD continua a depositar na Guiné-Bissau e nas suas autoridades», disse Geraldo Martins, acrescentado que os três projetos «estão em coerência» com o Plano Estratégico apresentado pelo governo de Bissau aos parceiros na mesa-redonda. 

Os acordos para o desbloqueamento dos fundos foram celebrados pelo ministro guineense e Mamado Ndongo, representante regional do BAD, com residência no Senegal.

sábado, 21 de novembro de 2015

SEQUESTRO EM HOTEL NO MALI TERMINA COM PELO MENOS 27 MORTOS


Pelo menos 27 pessoas morreram nesta sexta-feira depois de comandos do Mali invadirem um hotel de luxo na capital do país, Bamako. No entanto, ainda não se sabe se entre eles estão os sequestradores. A BBC avançou que o diplomata belga Geoffrey Dieudonne está entre os mortos no ataque. Comandos malineses invadiram hoje um hotel de luxo em Bamako depois

EX-PRIMEIRO-MINISTRO BACIRO DJÁ EXPULSO DO PAIGC

O Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) expulsou hoje das suas fileiras Baciro Djá por desrespeito dos estatutos ao ter aceitado tomar posse como primeiro-ministro em agosto.
A expulsão do terceiro vice-presidente do PAIGC foi determinada pelo Conselho Nacional de Jurisdição através de um acórdão afixado na vitrina na sede do partido em Bissau.
Além de Baciro Djá, único a ser expulso, foram suspensos, por um período de quatro anos, os dirigentes Rui Diã de Sousa, Aristides Ocante da Silva e Respício Silva.
Todos são considerados culpados pela justiça do partido de desrespeito pelos estatutos, quando, em agosto, assumiram cargos ministeriais num executivo não reconhecido pelo partido.
Baciro Djá foi nomeado líder de um Governo que durou apenas 48 horas até ser declarado inconstitucional pelo Supremo Tribunal de Justiça.
Rui Diã de Sousa era chefe da diplomacia, Aristides Ocante ocupava o cargo de ministro da Presidência do Conselho de Ministros e Respício Silva o de ministro da Comunicação Social.
Baciro Djá e Rui Diã de Sousa foram eleitos deputados, mas as medidas disciplinares impedem ambos de tomarem parte nos trabalhos parlamentares em nome do PAIGC, explicou fonte partidária.

ONU autoriza "todas as medidas" contra Estado Islâmico

Todos os países com capacidade estão autorizados a a utilizarem "todas as medidas necessárias"
O Conselho de Segurança da ONU adotou hoje uma resolução que autoriza todos os países com capacidade a utilizarem "todas as medidas necessárias" para atuar contra o grupo extremista Estado Islâmico na Síria e no Iraque.
A resolução, aprovada por unanimidade, foi apresentada pela França em resposta aos atentados do passado dia 13 em Paris, que provocaram pelo menos 130 mortos.

PR exonerou o PGR e nomeou para o seu lugar António Sedja Man, e PTC e nomeou Dionisio Cabi

sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Força militar Ecomib vai manter-se no país até junho de 2016

O Conselho de Paz e Segurança da União Africana (UA) saudou a prorrogação do mandato da força de segurança Ecomib - constituída por militares e polícias dos países da CEDEAO, como o Burkina Faso, Senegal, Nigéria, Costa do Marfim ou Togo - na Guiné-Bissau, até junho de 2016. 

«O Conselho de Paz e Segurança felicita a decisão da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) em prorrogar o mandato da Ecomib na Guiné-Bissau até junho de 2016 e ainda a decisão da União Europeia de contribuir financeiramente para esta missão», pode ler-se no comunicado do Conselho de Paz e Segurança da UA.

A Ecomib está na Guiné-Bissau desde o golpe de estado de abril de 2012.

O Conselho de Paz e Segurança da UA reuniu-se a 10 de novembro para debater a situação da Guiné-Bissau.

Guineenses homenageiam vítimas de Paris

Uma centena de pessoas reuniu-se quinta-feira, em Bissau, para homenagear as vítimas dos atentados terroristas em Paris, ocorridos na passada sexta-feira dia 13 de novembro.

Segundo avança a rádio rfi português, na homenagem, batizada por «3 minutos de reflexão» e decorrida na Praça Mártires Pindjiguiti, estiveram presentes líderes religiosos, diplomatas, líderes sindicais, políticos e jovens. Adriano Ferreira, presidente da Câmara Municipal da capital guineense, também marcou presença na iniciativa.

«Paris merece a homenagem de todos os amantes da paz no mundo. Os atentados devem ser sempre condenados», afirmou Adriano Ferreira.
A homenagem contou ainda com cânticos da igreja católica e de hinos da Guiné-Bissau e de França, pelo grupo coral da Sé Catedral de Bissau.

quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Novo secretário de Estado da Juventude, Cultura e Desporto empossado em Bissau Sr. Francisco Conduto de Pina

O presidente da República da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, conferiu posse, esta quarta-feira, em Bissau, ao novo secretário de Estado da Juventude, Cultura e Desporto, Francisco Conduto de Pina, que, na altura da tomada de posse do executivo de Carlos Correia, estava ausente do país.

«Vou trabalhar com honestidade e lealdade. Estou pronto a dar o máximo para servir a nação e o povo guineense», prometeu Conduto de Pina, citado pela Agência de Notícias da Guiné.

«A cultura guineense é rica mas tem de ser mais divulgada e isso pode acontecer só num ambiente de paz e estabilidade política, condições indispensáveis para o desenvolvimento de qualquer país», finalizou. 

Agricultura precisa de 254 milhões de euros para se modernizar

A Guiné-Bissau precisa de 254 milhões de euros para desenvolver o setor da agricultura.

O ministro do Desenvolvimento Rural guineense, Aníbal Pereira, esta é a verba prevista no Programa Nacional de Investimento Agrário, que poderá ajudar o setor se for contemplado no Orçamento Geral do Estado para 2016.

Consórcio espanhol vai construir 800 casas sociais em Bissauimagem

O consórcio espanhol Ribert Investments & Business Trust HK rubricou um acordo com o governo para a construção de 800 casas sociais no Bairro de Antula, em Bissau. 

Segundo a Agência de Notícias da Guiné, o acordo foi assinado, esta quarta-feira, pelo ministro da Economia e Finanças, Geraldo Martins e Roberto Mondéjar, representante do consórcio espanhol.

quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Obras de reabilitação de vias públicas de Bissau arrancam até final do mês

O Ministério das Obras Públicas da Guiné-Bissau anunciou que as obras de reabilitação das vias públicas dos principais bairros de Bissau vão arrancar até final do presente mês.

José António da Cruz Almeida, ministro das Obras Públicas, explicou que as empreitadas «irão abranger todas as vias de circulação de transportes urbanos, nomeadamente em Cuntum Madina, Quelelé, Bairro Militar, Ponto de Cibe, SOS e INDE».

«É intenção do governo iniciar as obras até final de novembro e concluí-las em meados de dezembro», assinalou o ministro das Obras Públicas, citado pela Agência de Notícias da Guiné.

Quinhentos efectivos das Forças Armadas passam à reforma até final do ano

Pelo menos 500 efetivos das Forças Armadas da Guiné-Bissau vão ser reformados até ao final do ano, anunciou, esta segunda-feira, a ministra da Defesa Nacional.

Adiatu Djaló Nandigna acrescentou ainda que «a desmobilização deverá abranger as patentes mais altas das hierarquias militares».

Em jeito de conclusão, a ministra da Defesa Nacional assinalou que, atualmente, a Guiné-Bissau «conta com cerca de 4.200 militares nos diferentes ramos das Forças Armadas» e que «perto de 2.000 estão disponíveis para passar à reforma». 

O BLOG MAIS VISITADO ESTA SEMANA

Saint-Denis: Polícia à caça de alegado cabecilha dos ataques terroristas em Paris















Um tiroteio eclodiu esta madrugada no bairro de Saint-Denis, a norte de Paris, durante uma operação policial ligada à investigação dos atentados de sexta-feira.
Segundo os media franceses, vários polícias terão ficado feridos durante os confrontos com dois a três homens barricados num apartamento. De acordo com as agências de notícias internacionais dois suspeitos morreram: um homem, abatido pela polícia e uma mulher, uma bombista suicida – que se fez explodir.
As mesmas fontes indicam que o objetivo da operação seria o alegado cabecilha dos atentados, Abdelhamid Abaaoud, embora não esteja ainda confirmada a sua presença no local.
A operação da unidade anti-terrorista da polícia francesa ter-se-ia iniciado às 4h30 locais, marcada por vários tiroteios.
As primeiras informações sobre a rusga indicavam que o nono suspeito dos atentados seria o alvo da polícia.
O nono suspeito, que não tinha ainda sido identificado, teria sido detetado pelas câmaras de vigilância no dia dos ataques, quando alvejava transeuntes presentes em vários cafés e esplanadas no centro de Paris.

Banco Africano de Desenvolvimento disponibiliza 28,9 ME à Guiné-Bissau

Os acordos para o desbloqueamento dos fundos foram hoje rubricados por Mamado Ndongo, representante regional do BAD, com residência no Senegal, e pelo ministro guineense da Economia e Finanças, Geraldo Martins.
Na ocasião, o governante guineense enalteceu a "confiança" do BAD nas autoridades guineenses, que diz traduzir-se na atribuição de apoios anunciados por aquela instituição na mesa redonda de doadores da Guiné-Bissau no mês de março.
"Estes projetos vêm testemunhar a confiança que o Banco Africano para o Desenvolvimento continua a depositar na Guiné-Bissau e nas suas autoridades", disse Geraldo Martins.
O ministro da Economia e Finanças disse ainda que os três projetos financiados pelo BAD "estão em coerência" com o Plano Estratégico apresentado pelo Governo de Bissau aos parceiros na mesa redonda.
As verbas destinam-se a melhoria do fornecimento de eletricidade a Bissau e o transporte de energia das barragens de Sambangalo (no Senegal) e Kaleta (na Guiné-Conacri) para a Guiné-Bissau.
A partir destas duas barragens, construídas no âmbito do projeto de aproveitamento da bacia do rio Gambia (OMVG, em sigla inglesa) a Guiné-Bissau passará a receber 28 megawatts de energia elétrica.

terça-feira, 17 de novembro de 2015

França divulga identidade de terrorista envolvido nos ataques em Paris

Ismael Omar Mostefai, de 29 anos, é um dos terroristas que atacaram a casa Le Bataclan. Ele é francês e esteve na Síria entre 2013 e 2014, de acordo com as autoridades francesas
Um dos terroristas responsáveis pelo ataque que deixou 89 pessoas mortas na casa de shows Le Bataclan, em Paris, teve sua identidade divulgada na noite deste sábado (14). De acordo com o jornal "Le Monde", trata-se do francês Ismael Omar Mostefai, de 29 anos. Sabia-se que a impressão digital pertencia a um cidadão francês, mas nenhum nome havia sido divulgado até então.
Leia mais:
·         - Por que novamente em Paris?
Nascido em 21 de novembro de 1985, em Courcouronnes, nos arredores de Paris, Omar tinha oito passagens pela polícia entre 2004 e 2010, mas por crimes como dirigir sem habilitação, desacato e possível ligação com tráfico de drogas.
O terrorista passou a ser alvo de interesse da inteligência francesa a partir de 2010 por ligações com extremistas. No entanto, de acordo com Jean-Pierre Gorges, prefeito de Chartres, onde Omar vivia, ele estava "sumido" desde 2012. De acordo com investigadores, ele saiu da França e esteve na Síria, país tomado por conflitos, entre 2013 e 2014.
Na noite de sexta-feira (13), Omar e mais dois homens, em um Polo preto, foram até o Bataclan armados com rifles AK-47 e coletes com explosivos. Eles abriram fogo contra o público, fizeram dezenas de reféns e acionaram suas bombas no momento em que a polícia entrou na casa de shows, deixando 89 mortos.

Neste sábado, autoridades francesas detiveram o pai e o irmão do terrorista para interrogá-los. Segundo informações da agência de notícias "AFP", o irmão de Omar, de 34 anos, já havia se apresentado à polícia antes de ser detido.

Estado Islâmico ameaça EUA e outros países de ataques terroristas

O grupo terrorista Estado Islâmico divulgou um novo vídeo nesta segunda-feira (16) no qual diz que os países que participam dos bombardeios aéreos na Síria terão o mesmo destino que a França, alvo de ataques que deixaram 129 mortos e mais de 350 feridos na última sexta-feira (13). As informações são da agência Reuters.



O grupo também ameaçou realizar um ataque em Washington, a capital dos Estados Unidos.
A mensagem às nações envolvidas no que chamou de “campanha de cruzada” foi feita por um homem vestido com uniforme militar e um turbante, identificado nas legendas como "Al Ghareeb, O Argelino".
"Dizemos aos Estados que participaram na campanha de cruzada que, por Deus, vocês terão um dia a vontade de Deus, como a França, e por Deus, como atingimos a França em seu centro em Paris, então juramos que vamos atingir a América em seu centro, em Washington", disse um homem no vídeo.
Não foi possível verificar de imediato a autenticidade do vídeo, que afirma ser obra de combatentes do Estado Islâmico na província iraquiana de Salahuddine, ao norte de Bagdá.
O governo francês classificou os atentados parisienses de ato de guerra e afirmou que não irá pôr fim aos ataques aéreos contra o Estado Islâmico na Síria e no Iraque.
A coalizão antijihadista liderada pelos Estados Unidos destruiu 116 caminhões-tanqueusados pelo grupo Estado Islâmico no leste da Síria, afirmou nesta segunda-feira (16) o Pentágono.
O Ministério da Defesa da França informou que 10 caças lançaram 20 bombas no domingo à noite na região norte da Síria, destruindo um posto de comando e um campo de treinamento do EI. O grupo terrorista, no entanto, disse que foram atingidos lugares vazios.
Novas ameaças
Mais cedo nesta segunda, o primeiro-ministro francês Manuel Valls afirmou que novos atentados são planejados contra a França e outros países europeus.
"Sabemos que existem operações que estavam sendo preparadas e estão sendo preparadas contra a França e outros países europeus", disse o primeiro-ministro em entrevista à rádio "RTL". A França pode ser atacada novamente "nos próximos dias, nas próximas semanas", completou Valls.
 “Eu não digo isso para fazer medo, mas para que cada um esteja consciente. Os franceses retomam o trabalho após esses dias terríveis, as crianças voltam para a escola. A vida deve ser retomada evidentemente, mas nós vivemos e nós vamos viver muito tempo com esta ameaça terrorista. E, sem dúvida, é preciso se preparar para as réplicas [dos ataques]”, declarou Valls.
O premiê também afirmou que a Conferência de Paris sobre o clima (COP21) ficará concentrada na negociação, enquanto os shows e atividades festivas serão "sem dúvida cancelados".

"Paris será a capital do mundo durante a COP21", afirmou Valls à rádio "RTL", em referência ao evento previsto para acontecer entre o dias 30 de novembro e 11 de dezembro. "Nenhum chefe de Estado, nenhum chefe de governo apresentou um pedido de adiamento", completou.

terça-feira, 10 de novembro de 2015

Chefe de Estado inaugura nova sede da Assembleia Nacional

O Presidente da República de Angola, José Eduardo dos Santos, inaugurou esta terça-feira, em Luanda, as instalações da nova sede da Assembleia Nacional. 

A cerimónia contou com a presença do presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, de representantes dos poderes político, legislativo e judicial, bem como de diversos convidados, com destaque para entidades religiosas e da sociedade civil.

O imponente edifício está localizado no distrito urbano da Ingombota, dentro do perímetro do Centro Político Administrativo, numa área de implantação de 72 mil metros quadrados e construída de 54 mil metros quadrados.

Dos edifícios públicos que fazem parte do Centro Político Administrativo, destacam-se o Palácio Presidencial, o Palácio da Justiça, o Ministério da Defesa e o Ministério da Justiça e dos Direitos Humanos, o Paço Episcopal e as instalações da antiga sede da Assembleia Nacional.

Desde a sua instituição, em 1980, então com o nome de Assembleia do Povo, a atual Assembleia Nacional funcionava no antigo Cinema Estúdio/Restauração, não muito distante do atual edifício.

A primeira pedra do novo edifício foi lançada pelo Presidente da República a 15 de outubro de 2009 e os trabalhos de construção tiveram início a 17 de maio de 2010. A infraestrutura está dividida em quatro blocos de seis pisos, dois dos quais em cave. O estacionamento nas caves totaliza 494 lugares, dos quais 34 são VIP e os restantes gerais.

Participaram na construção do edifício 5176 trabalhadores, 88 por cento dos quais nacionais e os restantes 12 por cento expatriados. No pico das obras, asseguraram o trabalho 800 nacionais e expatriados.

A nova Assembleia Nacional tem capacidade para albergar 1.200 pessoas nas várias salas de reuniões e conta com 4600 assentos, dos quais 1.400 destinados a convidados.

Dos grandes números do empreendimento, destacam-se a utilização de 11 mil toneladas de aço, 70 mil metros cúbicos de betão e 370 toneladas de estrutura metálica. Foram utilizados no imóvel cabos de potência de baixa tensão equivalentes a 500 quilómetros.

Nunca pensei estar nesta situação - Jorge Jesus

Jorge Jesus e Benfica não chegaram a acordo, esta terça-feira, no tribunal do Barreiro relativamente ao processo instaurado pelo clube da Luz ao técnico por quebra de contrato.

O treinador do Sporting saiu acompanhado do seu advogado, Rogério Alves, e reiterou a sua lealdade para com as ´águias´ durante o tempo em que foi treinador do cube.

«Nunca pensei estar nesta situação. A minha lealdade esteve durante vários anos sempre presente para com o Benfica», defendeu aos jornalistas.

O advogado do Benfica, João Correia, já informou que o julgamento está marcado para junho de 2016.

segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Polícia Judiciária deteve nove suspeitos de assaltos à mão armada em Bissau

A Policia Judiciária (PJ) da Guiné-Bissau deteve nove pessoas, suspeitas da autoria de dezenas de assaltos à mão armada na capital Bissau.

Entre os suspeitos, todos reincidentes, estão reclusos evadidos da prisão de Mansoa, no centro do país.

Nas últimas semanas, apesar do intenso patrulhamento noturno nas principais artérias de Bissau por parte da Policia Militar e do regimento dos Comandos, a capital tem sido palco de uma onda crescente de criminalidade.

Mais: desde o início do ano, a PJ registou 105 casos de assalto à mão armada, que resultaram em 41 homicídios.

Parlamento ultima preparativos para revisão da Constituição

A Assembleia Nacional (Parlamento) da Guiné-Bissau foi ponto de encontro nos últimos para os trabalhos preparatórios da revisão da Constituição. 

José Carlos da Fonseca, secretário técnico da comissão do Parlamento para a revisão da Constituição, garantiu que os preparativos estão decorrer a um ritmo acelerado. 

Em breve, políticos, membros da sociedade civil, representantes das diversas confissões religiosas serão confrontados com que aspetos gostariam de ver incluídos do novo texto constitucional e qual o regime que melhor se adequa à Guiné-Bissau. 

A comissão do Parlamento para a revisão da Constituição é composta por 47 elementos e é presidida pelo deputado João Seidibá Sani.

Bissau acolhe 38.ª conferência das Assembleias Parlamentares Nacionais da União Africana

A capital da Guiné-Bissau vai receber, entre os dias 2 e 6 de dezembro, a 38.ª conferência das Assembleias Parlamentares Nacionais da União Africana.

Durante o encontro, que a Guiné-Bissau acolhe pela primeira vez, serão discutidos, entre muitos outros assuntos, a problemática da violência contra as mulheres.

A última conferência das Assembleias Parlamentares Nacionais da União Africana decorreu o ano passado, em Rabat, capital de Marrocos.

Djurtus sobem seis posições no ranking FIFA


A seleção da Guiné-Bissau, treinada pelo português Paulo 

Torres, subiu seis posições no ranking FIFA, organismo que 

tutela o futebol mundial.

Na anterior atualização da hierarquia, os `Djurtus´, assim é 


carinhosamente conhecida a seleção guineense, estavam no 

147.º lugar na tabela e, agora, ocupam o posto 141.

sábado, 7 de novembro de 2015

Presidente da República pronto para assumir responsabilidades quando chegar a hora

O Presidente da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, em Lisboa, não quis a comentar a situação política no seu país, com um novo Governo em funções há um mês. O Presidente da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, escusou-se em Lisboa a comentar a situação política no seu país, com um novo Governo em funções há um mês, mostrando-se disponível para “assumir responsabilidades, quando chegar a hora”.

O chefe de Estado guineense falava aos jornalistas à saída de uma audiência com o Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, no Palácio de Belém, no âmbito de uma visita privada que está a realizar a Portugal. Questionado sobre se acredita que o Governo, liderado por Carlos Correia, conseguirá fazer aprovar o seu programa no parlamento, José Mário Vaz remeteu essa questão para os deputados e os partidos.

“Não quero fazer previsões. É um assunto que tem a ver com o parlamento e com os partidos políticos. Quando chegar a hora de o Presidente da República assumir as suas responsabilidades, com certeza que o farei com muito gosto”, afirmou.

Sobre a instabilidade política no seu país, o Presidente guineense salientou que “há questões que não têm nada a ver com o Presidente da República” e defendeu que “se há problemas” no Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC, no poder) ou no Partido da Renovação Social (PRS), as questões devem ser colocadas diretamente a estas forças partidárias.

Aludindo à demissão do anterior primeiro-ministro, Domingos Simões Pereira, em agosto passado, José Mário Vaz afirmou que “o Presidente da República, o que fez, foi fazer uso das suas prerrogativas constitucionais de devolver o poder ao PAIGC, o PAIGC indicou o nome para primeiro-ministro, o Presidente da República aceitou o nome, nomeou o Governo e neste momento o Governo está em funções”.

Instado a comentar os apoios prometidos pela comunidade internacional, o Presidente remeteu a questão para o Governo, mas afirmou-se confiante. “O Governo, com certeza, sobretudo o atual primeiro-ministro, já deve ter tido o encontro com a comunidade internacional, sobretudo os doadores na mesa redonda de Bruxelas para falarem sobre esse assunto”, disse.

José Mário Vaz nomeou a 12 de outubro o novo Governo de Carlos Correia, dois meses depois de ter demitido o executivo liderado por Domingos Simões Pereira. O Presidente guineense disse hoje aos jornalistas que está em Portugal para fazer um controlo médico, no hospital de São João, no Porto.

“Aproveitei igualmente para visitar o Presidente Cavaco Silva, na qualidade de amigo. Há uma amizade muito especial porque fui seu estagiário e quando venho a Portugal faço questão de cá vir para o cumprimentar”, disse.