terça-feira, 10 de novembro de 2015

Chefe de Estado inaugura nova sede da Assembleia Nacional

O Presidente da República de Angola, José Eduardo dos Santos, inaugurou esta terça-feira, em Luanda, as instalações da nova sede da Assembleia Nacional. 

A cerimónia contou com a presença do presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, de representantes dos poderes político, legislativo e judicial, bem como de diversos convidados, com destaque para entidades religiosas e da sociedade civil.

O imponente edifício está localizado no distrito urbano da Ingombota, dentro do perímetro do Centro Político Administrativo, numa área de implantação de 72 mil metros quadrados e construída de 54 mil metros quadrados.

Dos edifícios públicos que fazem parte do Centro Político Administrativo, destacam-se o Palácio Presidencial, o Palácio da Justiça, o Ministério da Defesa e o Ministério da Justiça e dos Direitos Humanos, o Paço Episcopal e as instalações da antiga sede da Assembleia Nacional.

Desde a sua instituição, em 1980, então com o nome de Assembleia do Povo, a atual Assembleia Nacional funcionava no antigo Cinema Estúdio/Restauração, não muito distante do atual edifício.

A primeira pedra do novo edifício foi lançada pelo Presidente da República a 15 de outubro de 2009 e os trabalhos de construção tiveram início a 17 de maio de 2010. A infraestrutura está dividida em quatro blocos de seis pisos, dois dos quais em cave. O estacionamento nas caves totaliza 494 lugares, dos quais 34 são VIP e os restantes gerais.

Participaram na construção do edifício 5176 trabalhadores, 88 por cento dos quais nacionais e os restantes 12 por cento expatriados. No pico das obras, asseguraram o trabalho 800 nacionais e expatriados.

A nova Assembleia Nacional tem capacidade para albergar 1.200 pessoas nas várias salas de reuniões e conta com 4600 assentos, dos quais 1.400 destinados a convidados.

Dos grandes números do empreendimento, destacam-se a utilização de 11 mil toneladas de aço, 70 mil metros cúbicos de betão e 370 toneladas de estrutura metálica. Foram utilizados no imóvel cabos de potência de baixa tensão equivalentes a 500 quilómetros.

Sem comentários :

Enviar um comentário